segunda-feira, 24 de maio de 2010

A ESCOLA IDEAL

Para mim a escola ideal deve ser aquela onde os alunos e os professores gostem de estar.
Onde os professores são, acima de tudo, grandes amigos e os alunos, acima de tudo, bons companheiros.
É um lugar onde professores motivam os alunos, especialmente os mais fracos, e onde os alunos estimulam os professores; é um lugar onde alunos e professores almoçam juntos na mesma mesa; é um lugar onde todos dialogam sobre assuntos importantes da Escola; é um lugar onde os alunos assumem uma quota parte da responsabilidade e os professores são acolhidos com ternura; é um lugar onde os professores vão ao bar dos alunos ler o jornal com eles; é um lugar onde os alunos vão à sala de professores saudar aquele professor que faz anos nesse dia.
Numa palavra, é um lugar harmonioso onde os professores ensinam rigor e exigência, mas cheios de verdadeira alegria, e os alunos aprendem empenhadamente, dispondo-se a superar todas as barreiras, de modo que só a imaginação passa ser o limite para o seu desenvolvimento.
Na escola ideal não mais um aluno, ainda que muito fraco, será ridicularizado com zero na pauta. Mas também não mais um professor, por pior que seja, será desprezado com o péssimo exemplo dos alunos. Vendo bem, as minhas escolas tentaram aproximar-se destes ideais.
Mas falta sempre mais qualquer coisa; é que a nossa escola é o que quisermos fazer dela.
Será que estamos todos á altura de fazer de cada uma das nossas escolas e escola ideal que formará os cidadãos de amanhã? Era bom que assim fosse!
João Paulo Pereira
8ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários ANÓNIMOS, não serão publicados.