Projeto nas escolas envolve investimento de 100 mil euros
25 MIL ALUNOS PRATICARAM MODALIDADE ESTE ANO
O projeto "Nestum Rugby nas escolas", que visa incentivar a prática de râguebi escolar, terá este ano letivo um investimento de cerca de 100 mil euros, indicou Artur Pena, presidente da Associação de Rugby do Sul.
Em conferência de imprensa realizada esta terça-feira, Artur Pena destacou que o projeto é uma parceria entre a Federação Portuguesa de Rugby (FPR), que suporta cerca de 30 por cento do investimento, a Nestlé (proprietária da marca Nestum), que financia cerca de 70 por cento, e o Desporto Escolar.
No ano zero do projeto (2007/2008), em que foi implementado apenas em escolas de alguns distritos do Continente, o investimento foi de 40 mil euros e em 2008/2009, ano em que decorreu em todo o Continente exceto Alentejo, teve custos de cerca de 70 mil euros, precisou o presidente da Associação do Sul.
Este ano letivo, o projeto abrangeu o Continente e Madeira e, no ano letivo de 2010/2011, chegará também aos Açores, indicou Artur Pena.
Adiantou que este tipo de projetos precisam de durar no mínimo três a cinco anos para terem retorno desportivo, mas manifestou a esperança de que seja possível prossegui-lo por 10 a 15 anos.
O coordenador nacional do Desporto Escolar, João Graça, salientou que o investimento do Ministério da Educação neste projeto é o tempo que os professores lhe dedicam.
João Graça assinalou que a obrigação do Desporto Escolar é dar acesso diversificado à prática desportiva aos jovens em idade escolar e considerou que os "os valores que o râguebi trabalha são importantes, não só na parte dos valores desportivos como dos valores morais".
Carlos Amado, presidente da Federação Portuguesa de Rugby (FPR), considerou que pôr 25 mil miúdos a praticar râguebi é importante, mas é necessário dar-lhe continuidade, com criação de clubes de râguebi e formação de mais técnicos e árbitros, uma obrigação que a FPR tem.
O diretor de marketing da Nestlé, José Ribeiro, afirmou que faz parte dos valores corporativos desta multinacional "tudo o que está ligado à alimentação, saúde e bem estar", defendendo: "os valores do râguebi são valores que gostaríamos de ter nas nossas crianças, nos nossos filhos".
O projeto "Nestum Rugby nas escolas", que este ano letivo levou a prática do râguebi a 25 mil jovens de 275 escolas, culmina com uma festa, no próximo dia 22, no complexo desportivo de Anadia, em que se espera a participação de 900 alunos em representação de 176 equipas de 80 escolas, na sequência da realização de 22 torneios regionais inter-escolas.
--
Helena Coimbra
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários ANÓNIMOS, não serão publicados.