quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
terça-feira, 22 de novembro de 2011
JANTAR DE NATAL - PROFESSORES, PESSOAL NÃO DOCENTE, ASSOCIAÇÃO DE PAIS E OUTROS AMIGOS
CLICA NA IMAGEM PARA VERES O CONVITE MAIOR:
DIA 19 de DEZEMBRO, PELAS 19:30h
SALA DE CONVÍVIO DOS ALUNOS
ESCOLA EB 2/3 DOS POMBAIS
--
Solicitamos a divulgação pelos membros do Conselho Geral e restante comunidade educativa (docentes aposentados e pessoal não docente), ....
A DIRECTORA
Ana Gralheiro
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
INFORMAÇÕES
COMUNIDADE EDUCATIVA
A DIVULGAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA, DOCUMENTAÇÃO RELEVANTE, REGRAS A CUMPRIR, ATIVIDADES, ETC… ENCONTRAM-SE AMPLAMENTE DIVULGADAS ATRAVÉS DE:
1-JornalTrovador:
http://jornaltrovador.blogspot.com
2 -Plataforma web do Conselho Pedagógico :
http://groups.live.com/P.mvc#!/CONSELHOPEDAGOGICOPOMBAI/
1-No Site e Moodle:
http://eb23pombais-m.ccems.pt/
OS SEGUINTES DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES:
I. Regulamento Interno
II. Plano Anual de Atividades
III. Projeto Educativo
IV. Projeto Curricular do Agrupamento
V. Horários das Turmas
VI. Horários de atendimento dos Diretores de Turma
VII. Horários dos serviços da escola
VIII. Legislação
IX. Atas e informações do Conselho Pedagógico
X. Cargos dos docentes
XI. Oferta Formativas da escola
XII. Procedimentos a levar a efeito em caso de:
- Queixas disciplinares
- Ocorrências que coloquem em causa a segurança dos membros da comunidade escolar
- Audiências com a diretora
- (…)
Os docentes ainda têm ao seu dispor os arquivos/dossiês que se encontram disponíveis na sala de Directores de Turma, Direção, Coordenação de Departamento, Serviços Administrativos, etc…
Odivelas, 17 de Outubro de 2011
A Directora
(Ana Gralheiro)
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
ENTREGA DOS PRÉMIOS DE MÉRITO E DIPLOMAS AOS FINALISTAS DO CEF - AGR. ESCOLAS D. DINIS - ODIVELAS - 30 de Setembro de 2011
Queres adquirir estas fotos e muitas mais da Cerimónia de Entrega dos Prémios de Mérito e Diplomas dos Finalistas do CEF?
Faz a tua encomenda na reprografia da escola, até final do mês de Outubro
Preço do DVD (430) fotos - 4 Euros
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
sexta-feira, 22 de julho de 2011
MANUAIS ADOTADOS - 2011/2012
CONSULTE NO SITE DA WOOK OS MANUAIS DE TODAS AS ESCOLAS E DE TODAS AS DISCIPLINAS
http://www.wook.pt/schoolbooks/schoolbooks/restricts/8070x5493
Siga os passos indicados.
BOAS FÉRIAS
segunda-feira, 27 de junho de 2011
EMRC: Agrupamento de Escolas em Odivelas promove «Dia Cultural»
Lisboa, 22 jun 2011 (Ecclesia) – O núcleo de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas D. Dinis, na diocese de Lisboa, promove hoje um “Dia Cultural” para os seus alunos, vindos de diversos países da Europa e África.
Em declarações à Agência ECCLESIA, a professora Maria Otília Santos explica que a primeira edição desta iniciativa tem como objetivo “proporcionar a estas crianças e jovens um contacto mais direto com as suas origens, com algo que os toca e que é só deles”.
Por outro lado, numa altura em que o futuro da ERMC está recheado de dúvidas, pretende-se “demonstrar que a disciplina respeita não só a cultura de cada um como responde a muitas questões presentes na sociedade, não apenas à parte religiosa” acrescenta a docente.
O Agrupamento de Escolas D. Dinis, situado em Pombais, no concelho de Odivelas, acolhe alunos provenientes de várias culturas, tradições e religiões, à imagem do que acontece numa sociedade cada vez mais global.
“É neste contexto que a disciplina também se procura inserir”, sublinha Maria Otília, destacando a responsabilidade assumida no sentido de “ajudar os mais novos a conhecerem-se a si próprios, a compreenderem e integrarem quem vem de fora, para depois estarem em condições de contactar com o Deus que pode mudar as suas vidas”.
O “Dia Cultural”, que se realiza a partir das 15h00 nas instalações do Agrupamento, vai envolver cerca de uma centena de alunos, do 5.º ao 8.º ano de escolaridade, contando ainda com a colaboração de embaixadas como Marrocos, Ucrânia, Cabo Verde, São Tomé, Moçambique e Angola.
Correspondendo à diversidade étnica dos alunos participantes, estas entidades vão ter a oportunidade de transmitir a sua história, costumes e tradições específicas, através de panfletos, peças de arte, trajes típicos, música e gastronomia, sem esquecer a respetiva bandeira nacional.
terça-feira, 7 de junho de 2011
segunda-feira, 30 de maio de 2011
RECONHECIMENTO DO NOSSO AGRUPAMENTO
Num prazo de duas semanas recebemos três reconhecimentos:
1- SELO DE QUALIDADE, atribuído pelo GAVE - PROMED
2 - AGRUPAMENTO DE REFERÊNCIA - DRELVT
3 - BOAS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO INTERNA - UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS WEB - SKYDRIVE
ESTAMOS TODOS DE PARABÉNS: juntos construimos uma NOVA ESCOLA DE QUALIDADE RECONHECIDA.
sábado, 14 de maio de 2011
sexta-feira, 13 de maio de 2011
segunda-feira, 2 de maio de 2011
ALUNOS DO C.E.F. NO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
No dia um de Fevereiro, a turma do Curso de Educação e Formação de Acompanhante da Acção Educativa foi visitar a exposição "Sexo... e Então?", patente no Pavilhão do Conhecimento.
Os alunos partiram da escola pelas 13h30m e apanharam o metro no Sr. Roubado. Fizeram uma pequena caminhada até ao Pavilhão e, no final, lancharam e voltaram a fazer o mesmo percurso de regresso à escola.
Esta visita de estudo foi realizada no âmbito das disciplinas de Psicologia e de Cidadania e Mundo Actual e os alunos foram acompanhados pelas professoras Soledade Pardal e Rute Cristo.
C.E.F. A.A.E. VISITA A BELÉM
A turma do Curso de Educação e Formação de Acompanhante da Acção Educativa realizou, no passado dia 22 de Fevereiro, uma visita de estudo a Belém, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Mundo Actual, Acompanhamento de Crianças ao Domicílio, T.I.C. e Abordagem Sociofamiliar em Actividades de Tempos Livres.
O meio de transporte utilizado para chegar a Belém foi o metro e para deslocação na zona, o eléctrico.
Em Belém, os alunos visitaram o Museu dos Coches, o Museu da Electricidade, que é uma ex-central termo-eléctrica adaptada, o Mosteiro dos Jerónimos com a sua igreja principal, Sta. Maria de Belém, onde apreciaram a sua arquitectura. De destacar a visita à Casa do Futuro, onde foi possível assistir a tecnologias avançadas, como por exemplo uma cadeira de rodas comandada por um computador portátil que permite ao deficiente motor aceder à casa toda e uma porta de entrada que se abre através da palma da mão, dispensando o uso de chave.
Os alunos do C.E.F. tiveram ainda tempo de passar pelos famosos pastéis de Belém, onde repuseram todas as calorias gastas durante o dia.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
quinta-feira, 7 de abril de 2011
SARAU GÍMNICO - ESCOLA SECUNDÁRIA DA RAMADA - DIA 2 DE ABRIL DE 2011
Os nossos alunos do 1º Ciclo - Rainha Santa e Maria Lamas, representaram com grande dignidade o nosso Agrupamento, fruto do trabalho e empenho das crianças e professores.
MUITOS PARABÉNS!
EPIS - ESCOLAS DE FUTURO - CONGRESSO COM DAN BUKLEY - GULBENKIAN - DIA 6 de ABRIL DE 2011
SABIA QUE a EPIS (Empresários pela Inserção Social): - Tem mais de 170 Associados e Parceiros? - Esteve presente em mais de 50 concelhos desde 2007? - Está a trabalhar em 88 escolas por todo o país? - Sinalizou cerca de 30 000 alunos do 3º Ciclo desde 2007? - Acompanhou mais de 9271 alunos desde 2007? - Ajudou a criar 1 074 novos bons alunos no 3º Ciclo? - Já está a trabalhar no 2º Ciclo? - Tem um projecto-piloto para recuperar alinos em abandono escolar? - Este ano vai ter uma bolsa de 25 Mil Euros para os bons alunos carenciados dos concelhos onde está a desenvolver o se Projecto (Odivelas: dispensou este valioso Projecto)? - O Director da EPIS é o Dr. Pires de Lima? VER MAIS EM: www.facebook.com/escolasdefuturo
DAN BURKLEY:
A escola do futuro terá de seleccionar melhor os assuntos que ensina aos alunos, sendo que estes, paralelamente, irão partilhar os conhecimentos e experiências com colegas de todo o mundo.
Estas foram duas das principais ideias que o especialista em educação, Dan Buckley, abordou na primeira conferência internacional que a EPIS (Empresários pela Inclusão Social) promoveu, e que se realizou ontem na Fundação Calouste Gulbenkian.
“Se escolhermos ensinar às crianças muitos assuntos, sem percebermos a importância que eles têm – e até podem nem ser temas importantes para elas –, [certamente que essas crianças] não vão ficar com o essencial. Nem elas nem os pais”, adiantou Buckley.
“Temos de reconhecer as necessidades dos estudantes”, reforçou o responsável, autor do modelo pedagógico Personalization by Pieces e consultor da rede Education Impact.
Buckley disse ainda que, se “por outro lado, os miúdos ouvirem e forem parte do processo de escolha do que vão aprender – e como vão aprender – podemos aprender com eles”.
Assim, o responsável disse que era necessário “estabelecer uma ligação entre as crianças de todo o mundo”, que devem ter acesso “ao trabalho umas das outras, não só das que vivem em Portugal mas também das crianças portuguesas que estão espalhadas pelo mundo”.
“Se eu for uma criança portuguesa e estiver em Nova Iorque, o meu trabalho pode ser visto no Brasil, Portugal ou qualquer outro lugar. Essa criança pode participar no meu trabalho”, revelou.
Antes da conferência, e num artigo de opinião publicado no jornal Público, António Pires de Lima tinha já elogiado a iniciativa Escolas de Futuro, que permitiu “sistematizar, num manual editado em 2009, 130 boas práticas para directores, professores e pais”.
“Queremos que as Escolas de Futuro se construam todos os dias! Por isso, vamos manter viva esta convocatória, para a qual contamos com um compromisso cívico empenhado de todos”, alertou.
A conferência, recorde-se, reuniu alunos, professores, investigadores, empresários, cidadãos com experiência governativa e sociedade civil e discutiu o caminho para a construção das Escolas de Futuro.
Os principais temas abordados na conferência– e as respectivas conclusões – podem ainda ser debatidos e discutidos na página da Escolas de Futuro no Facebook. Aqui: www.facebook.com/escolasdefuturo.
Buckley, vencedor de vários prémios ligados à área da educação e com uma vasta experiência na promoção da inovação no ensino e na aprendizagem, é actualmente colaborador da Microsoft no projecto “Bulding Schools for the Future”, o maior investimento dos últimos 50 anos do Governo britânico na melhoria dos estabelecimentos de ensino.
A associação EPIS foi criada em 2006, por parte de um grupo de dez empresário e gestores portugueses, para dar resposta à convocatória que o Presidente da República tem vindo a fazer, desde o início do seu mandato, no sentido de um novo olhar sobre a escola, mais ligado à comunidade e que incida num modelo de inovação social.
No seu acto funcional, como missão prioritária, os dez empresários fundadores estabeleceram que a actividade da EPIS se deveria centrar na educação e, especificamente, no combate ao insucesso e ao abandono escolares.
Nos últimos quatro anos, a EPIS investiu mais de 10 milhões de euros na promoção da Educação Pela Inclusão Social.
Hoje, a EPIS acompanha 10 mil alunos em oito concelhos do País, aconselhando os alunos sobre como ganhar responsabilidades e horários de estudo.
segunda-feira, 21 de março de 2011
quinta-feira, 17 de março de 2011
SEMANA DA LEITURA
Ai flores, ai flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo!
Ai Deus, e u é?
Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!
Ai Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs comigo!
Ai Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que mh á jurado!
Ai Deus, e u é?
Vós me preguntades polo voss'amigo,
e eu ben vos digo que é san' e vivo:
Ai Deus, e u é
Vós me preguntades polo voss'amado,
e eu ben vos digo que é viv' e sano:
Ai Deus, e u é?
E eu bem vos digo que é san' e vivo
e seerá vosc' ant' o prazo sa'ido:
Ai Deus, e u é?
E eu ben vos digo que é viv' e sano
e seerá vosc' ant' o prazo passado:
Ai Deus, e u é?
(D. DINIS)
terça-feira, 15 de março de 2011
RECEBEMOS UMA MENÇÃO HONROSA DA EPIS POR ESTE PROJECTO
EPIS quer levar inclusão social a todos os portugueses
Publicado em 26 de November de 2010. Tags: empresários, EPIS, inclusão
Ajudar os jovens a realizarem-se através da educação, ganhar o coração de todos os portugueses e conquistar mais apoios são os três objectivos-chave que a Associação EPIS (Empresários pela Inclusão Social) anunciou hoje para os próximos três anos.
Num encontro que contou com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, a EPIS revelou que este plano de acção, denominado “Ganhar os Portugueses”, dá forma ao seu compromisso de, enquanto conjunto de empresários portugueses de destaque, contribuir para o combate ao insucesso e abandono escolares.
“Nos próximos três anos [a EPIS] vai continuar a promover a universalização dos projectos que já colocou no terreno”, explicou António Pires de Lima, presidente eleito da direcção executiva da associação.
De acordo com o empresário, a EPIS investiu, nos últimos quatro anos, cerca de 10 milhões de euros na promoção da educação pela inclusão social.
Para além do lançamento de novas áreas e iniciativas de intervenção de forte impacte social, a EPIS tem prevista a divulgação dos resultados e promoção dos seus dois projectos iniciais: “Novos Bons Alunos”, de combate ao insucesso e abandono escolar no 3º Ciclo; e “Escolas de Futuro”, de identificação e disseminação de boas práticas de gestão nas escolas.
Por outro lado, a EPIS quer também chegar aos principais decisores institucionais, governamentais, partidários e autárquicos, diversificando as suas fontes de apoio financeiro a nível nacional e internacional.
Das novas iniciativas, destaque para o projecto-piloto “Abandono Zero”, para erradicar o abandono escolar nos alunos do 3º ciclo e o “Todos Bons Alunos”, de prevenção para o sucesso escolar.
Haverá também uma conferência internacional com o tema “Jovens de Futuro”, para discutir a juventude europeia no século XXI, e a criação dos prémios EPIS de responsabilidade social no campo da educação
quinta-feira, 10 de março de 2011
quarta-feira, 9 de março de 2011
Feira do Livro/Encontro com o escritor Rui Sousa
No dia 1 de Março tivemos um encontro com o ilustrador e escritor Rui Sousa. Assistimos à apresentação de um dos seus livros e tivemos o privilégio de o ver ilustrar uma história escrita pelos alunos do 3º Ano, "O enigma da garrafa".
Fomos também surpreendidos pelos seus originais autógrafos.
Gostámos muito!