Núcleo de Educação Moral e Religiosa Católica procura fomentar a interação e o convívio entre os seus alunos, num contexto multirracial
Lisboa, 22 jun 2011 (Ecclesia) – O núcleo de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas D. Dinis, na diocese de Lisboa, promove hoje um “Dia Cultural” para os seus alunos, vindos de diversos países da Europa e África.
Em declarações à Agência ECCLESIA, a professora Maria Otília Santos explica que a primeira edição desta iniciativa tem como objetivo “proporcionar a estas crianças e jovens um contacto mais direto com as suas origens, com algo que os toca e que é só deles”.
Por outro lado, numa altura em que o futuro da ERMC está recheado de dúvidas, pretende-se “demonstrar que a disciplina respeita não só a cultura de cada um como responde a muitas questões presentes na sociedade, não apenas à parte religiosa” acrescenta a docente.
O Agrupamento de Escolas D. Dinis, situado em Pombais, no concelho de Odivelas, acolhe alunos provenientes de várias culturas, tradições e religiões, à imagem do que acontece numa sociedade cada vez mais global.
“É neste contexto que a disciplina também se procura inserir”, sublinha Maria Otília, destacando a responsabilidade assumida no sentido de “ajudar os mais novos a conhecerem-se a si próprios, a compreenderem e integrarem quem vem de fora, para depois estarem em condições de contactar com o Deus que pode mudar as suas vidas”.
O “Dia Cultural”, que se realiza a partir das 15h00 nas instalações do Agrupamento, vai envolver cerca de uma centena de alunos, do 5.º ao 8.º ano de escolaridade, contando ainda com a colaboração de embaixadas como Marrocos, Ucrânia, Cabo Verde, São Tomé, Moçambique e Angola.
Correspondendo à diversidade étnica dos alunos participantes, estas entidades vão ter a oportunidade de transmitir a sua história, costumes e tradições específicas, através de panfletos, peças de arte, trajes típicos, música e gastronomia, sem esquecer a respetiva bandeira nacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários ANÓNIMOS, não serão publicados.