sábado, 10 de dezembro de 2016

Serão histórias de xadrez?
Era uma vez um sábado, dia 3 de dezembro! Esteve frio, muito vento e chuva. Muita, muita chuva! Mas também estava marcado o 1º Torneio de Xadrez do Desporto Escolar e a equipa da nossa escola não poderia faltar! À hora marcada os nossos atletas estavam prontos. Muitos com cara de sono e um pouco preocupados, afinal para a grande maioria, era o primeiro torneio de xadrez que iriam disputar na vida. Um dos nossos alunos surge num passo apressado, segurando um chapéu de chuva pequenino, que mal o protegia da chuvada que entretanto caía. Veio a pé e chegou molhado, mas o “Bom Dia” que disse trouxe também um sorriso e um brilho no olhar. Estava feliz por estar ali e por ir com os seus colegas jogar xadrez.
Entretanto já com o torneio iniciado, mas com ainda alguns nervos à mistura, os nossos jovens xadrezistas iam chegando com os seus primeiros resultados: “GANHEI PROFESSOR”, ou “perdi professor”! Num total de 6 partidas por jogador, o nosso entusiasmo foi sempre crescente. Nos intervalos dos jogos discutiam-se táticas e estratégias, sempre na esperança de melhorar. Um dos nossos jogadores não conseguiu esconder a emoção e chorou. Não conseguiu ganhar, mas em muitos dos jogos esteve muito próximo. É do 5º ano e começou a jogar xadrez há 3 meses! Mas o que mais impressionou foi a atitude com que encarou todos os jogos “é desta que vou ganhar”. Por curiosidade no primeiro treino da equipa depois do torneio, foi o primeiro a chegar! Nós na nossa escola não desistimos.
Quanto aos resultados do torneio, conseguimos fazer mais pontos (mais vitórias) que no ano passado e continuamos a ser das escolas com um número de representantes maior! Um dos alunos da nossa equipa que esteve presente nos torneios do ano passado, conseguiu fazer 3 vezes mais pontos, que no seu primeiro torneio da época passada! É obra! Por equipas os nossos alunos alcançaram o 8º lugar. Todos os nossos alunos se divertiram, aprenderam e tiveram um comportamento a todos os níveis excecional.
Já quase que me esquecia, lembram-se do menino que chegou com o chapéu de chuva pequenino? Foi dos que mais contribuiu para a pontuação da nossa equipa! Aprender é também querer e nós na nossa escola queremos aprender! 

Parabéns a toda a equipa de Xadrez! O próximo torneio será em janeiro!

O Professor responsável pelo Grupo Equipa de Xadrez:
Professor Luís Leitão






Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários ANÓNIMOS, não serão publicados.