quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Libertem as crianças

"Com as exigências da vida moderna, as agendas cada vez mais preenchidas, espaços para brincar cada vez mais limitados e a tecnologia – as crianças têm vindo a perder um hábito essencial ao seu desenvolvimento: brincar.

Uma investigação Skip, realizada a nível global e que contou com a participação de mais de 12.000 pais, demonstrou que o tempo destinado a brincadeiras infantis se encontra drasticamente em declínio! Uma das descobertas mais preocupantes deste estudo é o facto de as crianças passarem tão pouco tempo ao ar livre como um recluso.

Apesar de os especialistas concordarem que há múltiplos benefícios associados ao uso da tecnologia por parte das crianças, o "tempo em frente ao ecrã" é apontado como o principal obstáculo para tirar as crianças de casa. Quase oito em cada dez pais (78%) admitem que os seus filhos se recusam frequentemente a brincar quando não há tecnologia envolvida.

Para chamar a atenção para esta questão, Skip criou Libertem as Crianças, um filme polémico e revelador que ilustra de forma clara o atual desequilíbrio do tempo para brincar. Filmado numa prisão de segurança máxima nos Estados Unidos, onde o realizador Toby Dye conversou com os reclusos sobre o que significava para eles o tempo que passavam ao ar livre.


Entretanto, um dos principais especialistas em educação, criatividade e desenvolvimento humano, Sir Ken Robinson, juntou-se a Skip para presidir ao Conselho Consultivo de Desenvolvimento Infantil É Bom Sujar-se. A missão deste Conselho é inspirar o diálogo sobre a importância de as crianças passarem mais tempo ao ar livre e incluírem mais brincadeiras reais nas suas vidas."
https://www.skip.pt/libertem-as-criancas/


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários ANÓNIMOS, não serão publicados.